TRATAMENTOS
UM NOVO PARADIGMA
Os métodos utilizados possuíam inúmeras limitações por serem caros e pela sua execução não ser conveniente. Embora muito estudadas e com princípios ativos comprovadamente eficazes, na prática as soluções não eram eficazes por muito limitadas e pouco adaptadas às construções Açorianas.
XILIXGEL
VANTAGENS
PREÇO / M2
Muito inferior
PRINCÍPIOS ATIVOS
Mais do dobro
FACILIDADE DE APLICAÇÃO
Muito mais fácil
CONVENIÊNCIA APLICAÇÃO
Muitíssimo superior
INFLAMABILIDADE
Não inflamável
CHEIRO
Praticamente inodoro
NECESSIDADE DE INJEÇÃO
Muitíssimo inferior
ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Incomensuravelmente superior
ENVOLVIMENTO DO FABRICANTE
Total apoio ao projeto
NECESSIDADE DE EVACUAÇÃO
2 dias no máximo
TRATAMENTO DE FORROS E SOALHOS
Extremamente fácil
TRATAMENTO DE OBRAS DE ARTE
Não escorre e não estraga
O facto de todos estes anos estivessem disponíveis apenas produtos e métodos muito Limitados fez com que estes não vingassem e o problema se perpetuasse.
O QUE MUDOU
PESSOAS, PRODUTOS & MÉTODOS
NOVAS PESSOAS E EMPRESAS que, em conjunto com as já existentes, estão apostadas em mudar o curso dos acontecimentos e Reabilitar o Uso da Madeira nos Açores.
NOVOS PRODUTOS internacionais Homologados em Portugal, mais eficazes, mais convenientes, mais seguros e muito mais adaptados às necessidades de tratamento das infestações das espécies existentes nos Açores e ao tipo de construção local.
NOVO MÉTODO REVOLUCIONÁRIO , consistindo na pulverização de um Produto em GEL que penetra em profundidade na Madeira, matando todas as térmitas e ficando retido, impedindo a reinfestação por um período mínimo de 1O Anos [ que pode ir a muitas dezenas de Anos]. Trata-se de impregnar a Madeira como num Autoclave com um produto que pode ser usado em todas as Espécies e que impregna mesmo o Cerne das Madeiras [ao contrário do Autoclave] garantindo que toda a Madeira fica tratada.
COMO FUNCIONA?
1 VISTORIA
Um Perito Qualificado com formação Técnica nos produtos e métodos fará uma vistoria à habitação por forma a confirmar a Patologia existente e a estimar o nível de infestação.
Neste tipo de trabalho não são usados apenas métodos visuais e métodos destrutivos. Recorremos a meios de diagnóstico com a mais avançada tecnologia a nível mundial. Métodos não intrusivos que permitem detetar a s Térmitas dent ro da Madeira sem a destruir. Durante esta vistoria é já realizada uma avaliação da habitação como um todo tendo em conta os elemento de Madeira, que contêm celulose e os elementos de valor e estruturais da habitação.
2 PLANO PLURIANUAL DE DESINFESTAÇÃO
Com base nessa vistoria são identificados os níveis de infestação de cada zona e os pontos críticos de cada habitação. É também tido em conta os planos de investimento do proprietário na habitação, bem como a sua disponibilidade financeira.
Com base em toda essa informação é elaborado um PLANO PLURIANUAL DE DESINFESTAÇÃO
que tem em vista:
- A irradicação imediata da infestação nos pontos críticos da habitação;
- Introdução de medidas preventivas para evitar a infestação nas zonas ainda não infestadas;
- Planeamento de outras acções de desinfestação em zonas não críticas a serem efectuadas de acordo com a conveniência e disponibilidade financeira do proprietário;
- A irradicação total e duradoura da infestação no final da execução do Plano.
3 PREPARAÇÃO DAS MEDEIRAS
De acordo com o plano previamente acordado, precede à desinfestação a preparação das Madeiras que inclui:
- Uma sondagem das Madeiras com vista a determinar quais é que têm de ser substituídas [por outras madeiras tratadas preventivamente!;
- Desbaste de toda a Madeira atacada já morta por forma a ficar apenas com a parte sã que irá ser tratada;
- Escovagem e despoeiramento das Madeiras com vista a permitir uma perfeita penetração do produto.
4 APLICACA-O DE GEL
Após esta fase estaremos prontos para a aplicação do XILIX GEL. Apenas em casos excepcionais de Madeiras muito grossas teremos necessidade de perfurar as mesmas. Todo o restante trabalho será efectuado através da simples pulverização de uma camada farta de GEL que irá penetrar em profundidade garantindo a irradicação de todas as Térmitas, bem como a ausência de reinfestação por térmitas ou outros insectos por muitos, muitos ANOS.
Dada a específicidade da Espécie das Térmitas da Madeira Seca, este trabalho será sempre executado de cima para baixo, começando pela Estrutura e Forros dos Telhados, Madeiras nos Sótãos e Soalhos dos Sótãos. De seguida, o plano será executado nas outras divisões, sendo que nas divisões inferiores muitas vezes uma aplicação Preventiva será suficiente.
Conheça o nosso Portfolio.